O que significam

  Historicamente, EFEMÉRIDES significam, em latim, "memorial diário", "calendário" (ephemèris,ìdis), ou, em grego, "de cada dia" (ephémerís,îdos). A palavra efêmero/a ("que dura um dia") tem a mesma etimologia.
     Uma efeméride é um fato relevante escrito para ser lembrado ou comemorado em um certo dia, ou ainda uma sucessão cronológica de datas e de seus respectivos acontecimentos. Há a possibilidade de classificá-la de diversas formas, como, por exemplo, histórica, vexilológica ou hagiográfica.
     Imbuídos dessa idéia, tentaremos efetuar um levantamento do máximo de informações históricas relacionadas à nossa querida cidade de Cristina, no sul das Minas Gerais, bem como da região circunvizinha.
     A meta deste trabalho está em podermos ter acesso a uma coletânea de leis, decretos, alvarás, dados estatísticos, econômicos, demográficos, eclesiásticos e administrativos, sinopses de eventos e de história local, lendas e curiosidades, enfim, um conjunto de informações sobre fatos históricos e personalidades cristinenses.
       

José Antonio
    

Postagens mais visitadas